Convidados pelo projecto Travessa da Ermida os Vivóeusébio criaram uma edição especial, não oficial, para coleccionadores, dos relógios Swatch. O tema proposto foi a cidade de Lisboa e o bairro de Belém.

Nenhum visitante de Lisboa fica indiferente aos desenhos dos passeios.

Utilizando pedras com um grande contraste cromático como calcário e basalto esta técnica foi iniciada pelos portugueses no século XIX e espalhada pelo mundo lusófono.

O padrão de ondas que observamos no Rossio, no coração de Lisboa, no “Padrão dos Descobrimentos” em Belém, ou mesmo no “calçadão” do Rio de Janeiro, tornou-se a maior fonte de inspiração deste colectivo. Este desenho mantém também uma forte ligação com o rio Tejo, que acompanha a paisagem de Lisboa.

Para a embalagem especial não resistiram à inspiração fornecida pelas latas de conserva coloridas.

Com uma vasta costa e corajosos marinheiros, os portugueses sempre tiveram peixe à mesa. De Norte a Sul, especialmente durante a guerra colonial, as indústrias de conservas cresceram: os homens traziam traineiras cheias de peixe e as mulheres levavam-no para as fábricas. Aqui, magníficos artesãos gravaram pedras litográficas com as imagens das embalagens. Hoje, estes designs continuam a ser preservados em muitas latas maravilhosas, à venda no centro de Lisboa.

Vivóeusébio é um colectivo de design, baseado em Lisboa e fundado em 2006. É constituído por 6 designers e amigos que decidiram abrir o estúdio assim que saíram da Escola de Belas-artes.

Tem desenvolvido trabalho em várias áreas de Design de Comunicação, com um enfoque particular no design editorial, de impressão – livros, revistas, posters, folhetos, etc, e em projectos que eram desafios para testar as barreiras do design, da arte e da comunicação.

Swatch in a Can

Swatch in a can

  • Vivóeusébio
  • 21 Mai 2011 - 22 Mai 2011

  

Projecto Travessa da Ermida © 2020. Todos os direitos reservados