Passagens na Travessa da Ermida

Desde a sua criação, em 2008, que a Travessa da Ermida tem vindo a apostar e investir no fomento ao talento e criatividade portuguesa. Mantendo este empenho, o projecto cultural com base em Belém lançou  três concursos de ideias em parceria com o IADE. 

O desafio foi lançado aos alunos de Mestrado do reputado instituto de arte visuais e design para desenvolver projectos de Design de Espaços Efémeros, Design Industrial e Design Visual. Para além de uma bolsa de propinas, e da exposição dos seus trabalhos na Ermida Nossa Senhora da Conceição no último trimestre de 2010, alguns vencedores poderão ver os seus projectos concretizados pela Travessa da Ermida.

O concurso de ideias de Design de Espaços Efémeros destinou-se ao desenvolvimento de espaços expositivos para a Ermida Nossa Senhora da Conceição, tendo o designer a liberdade de definir o conceito, a tipologia e até mesmo os conteúdos de exposição. No que toca ao Design Industrial, a proposta foi o desenho de peças associadas ao consumo de vinho (garrafas, copos, decanters, etc) tendo por destino a Enoteca de Belém. Por fim, o concurso de Design Visual teve por objecto o desenvolvimento de sinaléctica para os 4 espaços da Travessa da Ermida – a Ermida Nossa Senhora da Conceição, a Enoteca de Belém, a oficina de joalharia Alexandra Corte Real e a própria rua.

“O lançamento destes concursos de ideias responde a duas intenções: a necessidade real de avaliar soluções para os projectos solicitados e o incentivo de talentos criativos nacionais” – afirmou Dr. Eduardo Fernandes, o proprietário do projecto cultural localizado em Belém.  “Já temos apostado em projectos de design, como intervenções artísticas na fachada da Ermida, e queríamos alargar a promoção desta expressão criativa que, cada vez mais, ganha contornos de arte. Imediatamente, o IADE ocorreu-nos como um parceiro ideal”.

Para os alunos do IADE trata-se do “primeiro grande contacto com o mercado de trabalho, em que a avaliação do trabalho deles é feita pela escola (através dos professores) e também pelas empresas em questão”, afirma Sónia André, professora da Escola Superior de Design do IADE. 

As propostas foram entregues em 2009, o júri foi constituído por membros da direcção do IADE, professores do instituto, um designer/arquitecto nomeado pela Escola Superior de Design e quatro representantes da Travessa da Ermida.

Passagens

  • Ana Costa, Paolo Fiorenzo, Margarida Jesus, Mariana Pereira e Tomás Louro
  • 13 Nov 2010 - 19 Dez 2010

  

Projecto Travessa da Ermida © 2020. Todos os direitos reservados