Programa

Miguel Boneville
Landscape of Failure
2010, 5’

Inevitavelmente ligado a uma sensação de liberade e a um sentimento de desespero.

Inevitavelmente ligado a ti. A obrigatoriedade. A impossibilidade. Haverá sempre esta ligação entre ela, tu e eu. Haverá sempre um trauma que me ligará a ti. E hoje. Treze anos depois.

Hoje posso aproximar-me do mar sem teres que me dar a mão ou levares-me aos ombros. Posso ver reflectida nele uma paisagem de fracassos que reconheço e a que me dedico repetidamente.

 

Joana Linda
Karunã
2013, 4’

Karunã (tanto em Sânscrito como em Pali) é habitualmente traduzido como compaixão e é parte integrante do caminho espiritual do Budismo e Jainismo. Em “Ilha”, um romance de Aldous Huxley (o seu último), os pássaros Minah foram treinados para repetir a palavra ‘Karuna’ com o intuito de consciencializar os seres humanos do que é realmente importante.

Com uma ligação directa ao final do livro, este filme é uma espécie de pássaro Minah e pretende lembrar os espectadores de todas as vítimas anónimas e atrocidades cometidas em nome do progresso, religião e civilização.

 

Dinis Carvalho, Fábio Caldeira e Diogo Monteiro
Anime It
2010, 2’

Vive-se na era digital, e a dependência da tecnologia aumenta de dia para dia. Mesmo na ausência do ser, a electrónica manifesta-se. É esta interactividade que nos movimenta, nos cativa e nos faz ser mais do que somos, mas que nos torna mais estáticos em simultâneo. Somos nós que dominamos a tecnologia, ou é ela que nos domina? Trabalho realizado no âmbito da cadeira de Animação I do curso de Comunicação e Design Multimédia

 

Elsa Bruxelas
Duas pernas e um sopro
2011, 5’

Quando corremos, libertamo-nos de tensões e a nossa percepção visual transforma-se ganhando outras sensações. O simples facto de nos movermos por nós próprios impulsionados pelo nosso sistema, a outra velocidade, dá-nos a sensação sublime de estarmos sobre a terra, de a pisarmos, de certa forma de a dominarmos, embora sob a presença fatal do limite da nossa resistência e a fragilidade do nosso equilíbrio. Por momentos, tornamo-nos poderosos e ficamos suspensos no tempo, empenhados em gerar essa energia, enquanto o mundo com as suas imagens passa por nós. Essas imagens dançantes que se aproximam transformam-se afastando-se da sua resignada existência como paisagem de fundo. São formas que dão a conhecer por elas próprias proporcionando-nos um outro olhar.

 

Maria Ornaf
Je suis allée
2012, 1’28’’

Assim é a brancura. É a transição da realidade para algo que está por trás do fim. Apenas a inocência pode transcender o que é impossível de superar, a parede que se ergue diante de nós.

 

Nuno Lacerda
Mapa Museu
2014, 8’08’’

Uma arquitectura fictícia suspensa no tempo e no espaço, tal como os seus habitantes.


Micael Espinha
Cinza
2014, 10’

Partindo das imagens do Arquivo da Biblioteca de Arte – Fundação Calouste Gulbenkian, os autores criaram uma curta viagem ambiental, visual e sonora, por uma Cidade-Estado utópica e fantasmagórica. Nessa Lisboa imaginária, as centrais continuam a produzir electricidade, os motores das locomotivas da novíssima rede de Metro trabalham em ponto morto, os néons e a iluminação nocturna funcionam sem parar, a rádio continua a transmitir discursos de Salazar, mas não vislumbramos a mais leve presença humana, não está lá ninguém para ver e ouvir o pulsar da recém-chegada modernidade. Apenas estátuas e fachadas habitam a cidade.

 

João Cristovão Leitão
O retrato de Irineu
2014, 4’09’’

Irineu: incapaz de esquecer e dotado de uma memória infalível.

Fuso,Fuso 2015

Obras Seleccionadas

  • Miguel Boneville, Joana Linda, Dinis Carvalho, Fábio Caldeira e Diogo Monteiro, Elsa Bruxelas, Maria Ornaf, Nuno Lacerda, Micael Espinha, João Cristovão Leitão
  • 01 Ago 2015 - 30 Ago 2015

  

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