Mistério  Napolitano

Você entra na loja, põe-se na fila e, quando chega sua vez conta seu sonho para o funcionário por trás da janela: “um cavalo flutuante vermelho no meio do mar”, “meu pai na cama com óculos de sol comendo pizza”, “um palhaço a chorar perante a lua”… O funcionário, se não precisa de mais detalhes, consulta “La Smorfia Napoletana”, o livro dos sonhos, e diz: 24-57-89 ou 5-47-19-88 ou 90-11-3-27. Os mais espertos, os verdadeiros profissionais, deixam o livro fechado e, sem problema nenhum, dizem os números do sonho e pedem: “ Agora, o que você quer? A roda de Nápoles ou todas as rodas? Vai ser “ambo” (dois números), “terno” (três números) ou “quaterna” (quatro números)? E quanto vai ser a aposta?”.

O “Gioco del Lotto” existe em varias formas em Itália desde o século XV mas em Nápoles começou em 1682 e tornou-se, até hoje, numa obsessão coletiva feita de sonhos, magia, superstição e, sobre tudo,   a esperança de ganhar muito dinheiro com os números para obter, às vezes com a ajuda direta dos mortos da família que aparecem nos sonhos, a felicidade eterna.

Eu nunca apostei um euro ( ou, antes, uma Lira…) no Lotto, mas hoje “Mistério Napolitano” na Travessa da Ermida em Lisboa é a minha homenagem ao mundo dourado dos sonhadores de todos os tempos da minha cidade. Boa sorte!

P.S. “Português” , no livro dos sonhos é 79, o significado é “boas notícias vindo de longe…”

Giancarlo Neri

 

 

Fachadas / Paredes

Mistério Napolitano

  • Giancarlo Neri
  • 26 Jul 2014 - 30 Ago 2014
  • Intervenção urbana

  

Projecto Travessa da Ermida © 2020. Todos os direitos reservados