Naked girls

O artista Luís Paulo Costa apresentou na Ermida Nossa Senhora da Conceição um conjunto de 10 trabalhos em pintura, correspondentes a uma série começada em 2015 e que nunca foi exposta na sua totalidade no mesmo espaço. Parte dos trabalhos foram apresentados no Sismógrafo no Porto e parte na Ermida em novembro daquele ano, em datas distintas. O único sítio onde todas estas pinturas estão reunidas é na publicação da exposição editada pelo Projecto Travessa da Ermida.

Não há qualquer distinção entre os 10 trabalhos, todos têm o mesmo tamanho de 30 X 25cm, óleo sobre tela. Todas as pinturas são de raparigas nuas onde apenas o rosto é visível sendo que a questão da nudez é apenas sugerida e não mostrada. O elemento que as identifica é o rosto que está sempre nu. Ao olharmos para as imagens parecem fotos mas ao aproximarmo-nos apercebemo-nos que são pinturas. Estas imagens foram selecionadas pelo artista na web sendo que o critério de seleção não se prende tanto com valores relacionados com a estética mas sim com a linguagem pictórica.

Como referencia o curador João Silvério refere: “A obra de Luís Paulo Costa tem sido, por vezes de modo bastante discreto, uma base de discussão e confronto de ideias sobre questões como os limites da pintura na representação ou o estatuto da imagem como múltiplo e a sua remissão à condição de modelo para a pintura.”.

Naked girls

  • Luís Paulo Costa
  • 7 Novembro 2015 - 7 Dezembro 2015
  • Pintura
  • Ver Publicação

  

Projecto Travessa da Ermida © 2020. Todos os direitos reservados