Almack’s

É a primeira vez que a Ermida Nossa Senhora da Conceição serve de receptáculo a um veículo. “Almack´s #1” poderia ser o nome da última geração de uma marca de automóveis internacional, no entanto, apenas pretende ser um veículo sui generis que Ana Fonseca concebeu, unindo formatos de locomoção que fazem referência a dois tempos – a liteira oitocentista e o contemporâneo Concept Car.

Requinte e luxo são palavras que caracterizam bem o interior desta obra, por oposição ao seu exterior de uma cápsula aerodinâmica ovoidal. Contraste que não é alheio a uma intenção da artista em colocar em evidência problemáticas contemporâneas como o futuro da locomoção e a actual crise petrolífera, a crise no mercado automóvel, deixando, ainda, em aberto pormenores e outras questões passíveis de serem desvendadas pelo espectador mais atento.

Ana Fonseca tem uma formação multidisciplinar (fotografia, instalação, vídeo e performance) sendo o desenho a base da sua obra. Olhando para Almack´s #1 torna-se difícil imaginar que na sua origem esteve um esquiço e que desses traços nasceu um objecto único de tecnologia de ponta. Feito só alcançado pelo incansável envolvimento de empresas como a INNEGI que planeou e realizou a engenharia do protótipo; a Famopol responsável pela fabricação dos compósitos, nomeadamente moldes e outras peças bem como a pintura final; os Acrílicos Salvador Nunes que deram um contributo fundamental no fornecimento da matéria-prima, na moldagem e na mão-de-obra, para a realização da cápsula, e contou ainda com o apoio da construção de moldes da Esmomolde.

Esta recriação moderna de uma liteira do século XVIII fará certamente repensar a nossa forma de nos locomovermos numa cultura em que o automóvel é “rei”.

Almack´s #1

  • Ana Fonseca
  • 21 Maio 2011 - 24 Julho 2011
  • escultura/vídeo

  

Projecto Travessa da Ermida © 2020. Todos os direitos reservados