Fuso 2016

O FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa apresenta em 2016 no Projecto Travessa da Ermida um programa que homenageia os 45 anos de uma das mais relevantes instituições de vídeo-arte no mundo, a Electronic Arts Intermix (EAI).

A EAI é uma instituição sem fins lucrativos sediada em Nova Iorque, dedicada a promover a criação, promoção, distribuição e exibição da arte da imagem em movimento, e que tem uma das mais extensas colecções de trabalhos de vídeo e media. O seu arquivo tem mais de 3700 obras de arte que vão desde 1960 até ao presente, compreendendo obras marcantes de figuras pioneiras a trabalhos media e digitais de uma nova geração de artistas como Bruce Nauman, Gary Hill, Joan Jonas, Muntadas, entre outros.

Em 2016, a EAI celebra o seu 45º aniversário em 2016. Esta programação é a primeira na Europa a assinalar a data. A exposição, que assinala o início do FUSO, terá curadoria de Lori Zippay, directora executiva da EAI, contando também com a colaboração de Irit Batsry, artista dedicada ao vídeo e instalações, premiada com o prestigioso Whitney Biennial Bucksbaum Award em 2002.

Este programa destaca uma área historicamente significante mas menos conhecida dos programas da EAI: as instalações da EAI para edição de vídeo dos artistas, um dos primeiros espaços criativos para vídeo nos Estados Unidos da América. Ao longo de cinco décadas, um extraordinário número de artistas usou as instalações da EAI para criar trabalhos que contribuíram para as diversas historias alternativas da arte media.

  

Projecto Travessa da Ermida © 2020. Todos os direitos reservados