Natureza, templo e abismo – o mundo na óptica do utilizador.

Primeiro, a invocação. vicente nos dê asas. vicente nos diga o agora. vicente nos acompanhe no dia que rasga a noite e, já agora, na noite que acorda o dia. No espaço urbano que cada geração entrega à seguinte. No corpo do cidadão que quer saber mais sobre as origens remotas e futuras da sua cidade. em 2014, vicente, volta a inspirar-se em aspectos da mitografia a de s. vicente para continuar a pensar a relação sempre crítica entre mundo e cultura, natureza e símbolo, história e espírito. com o título Natureza, Templo e Abismo, propõe-se um mosaico de questões que são outras tantas direcções para a reflexão e que estabelecem entre si curiosos nexos. O lado mais universal dos mitos é sempre o mais actual; e mais vital, se aspiramos a uma contemporaneidade mais completa.
O artista convidado a intervir na ermida N. sra. da conceição é Raoul Kurvitz, que abre um novo programa de encontros internacionais, desenhados para levar a nova mitologia de vicente mais longe. com o apoio da embaixada da Estónia, uma tallinn neo-pagã, como que trasladada para a Ermida Nossa senhora da conceição à travessa do Marta Pinto em Belém, é por assim dizer um surpreendente espelho para vermos a nossa Lisboa a outros olhos.
No âmbito da performance, o vicente-corpo -imagem-presente de João Abel e dos textos-passeios-guiões de Nelson Guerreiro passa o testemunho a um novo avatar: polaco, transexual, libertário, Krzysztof ‘leon’ dziemaszkiewicz é o nome impronunciável deste agente provocador que vem para dar literalmente corpo ao manifesto. Num breve ensaio, Agata Wiorko ajuda-nos aqui a entrar no universo de ‘leon’, precisamente a propósito dos desenhos inéditos que o artista realiza para pensar as suas personae.
Quanto ao território da arte do livro, esta edição de vicente é valorizada por projectos editoriais originais das artistas Isabel Baraona (caderno de ilustração) e Marta Soares (caderno de fotografia) que são respectivamente uma intrincada interpretação do (que pode ser) desenho e uma espirituosa proposta d(o que pode ser) a pintura.
Os textos principais são quatro: Paulo Pereira apresenta o ponto de vista de uma história da arte profunda, disponível para o encontro com o místico; Manuel J. Gandra, outro mestre, desvenda mistérios espectaculares como quem acrescenta um ponto à mitografia de Portugal; o poeta José Tolentino Mendonça introduz-nos em mistérios da fé; enquanto Fernando Melo nos coloca sobre a mesa a complexidade da cultura do vinho; misturando ideias como nas melhores – e melhor bebidas! – conversas.
Depois, a nossa vocação: todos os anos, aportar a Lisboa novas camadas de uma realidade mítica e de uma energia simbólica ancestral capaz de ir ao encontro das dinâmicas da cultura contemporânea. Anualmente desde 2011, o Projecto Travessa da Ermida, em Belém, continua a invocar o potencial criativo em torno do mito (do) fundador da identidade da cidade de Lisboa. O objectivo é continuar a motivar um conjunto de inusitados encontros culturais entre criadores e investigadores portugueses e internacionais, numa iniciativa que procura revelar os segredos da história, dar a conhecer nuances críticas do pensamento filosófico atual e que promove a sua própria casta de uma arte contemporânea de olhos postos no horizonte.
O projecto vicente chega à quarta edição sob o mote Natureza, templo e abismo – o mundo na óptica do utilizador. este é o início de uma segunda sequência de programação, dedicada ao encontro com a diversidade da cultura europeia. Vicente está mortinho por receber visitas e trocar cromos. Em 2015, a quinta edição – e segunda deste díptico – terá por mote: Sagrado, corpo e imagem. até lá, comecemos por nos deixar surpreender por um… paganismo… tão natural como a nossa sede?
Em suma, para o ano, a luta continua (Tolentino), já que seremos sempre actores na paisagem lunissolar (pereira) que nos vai legando a já longa viagem deste mito do sul. Até lá. Até já.

Mário Caeiro

Vicente,Vicente 2014

Natureza, templo e abismo – o mundo na óptica do utilizador

  • Raoul Kurvitz (Estónia) Performance Krzysztof Leon Dziemaszkiewicz (Polónia) e João Abel (Portugal)
  • 06 Set 2014 - 26 Out 2014
  • Curadoria:Mário Caeiro

  

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