Sermão de Santo António aos peixes na fachada da Ermida

Reza a história que Santo António, esse que vemos por toda a Lisboa ora abençoando casamentos ora distribuindo pão aos pobres, um dia foi pregar aos peixes e espelhando neles os Homens, louvou as suas virtudes e reprimiu os seus vícios. Os séculos envelheceram o papel mas não a mensagem, cuja actualidade vai agora ser lembrada na fachada da Ermida através de uma ilustração livre que evoca os bichos do mar.

O projecto partiu do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, cuja publicação irá ser disponibilizada durante o período de exposição da parede.

A ilustração será concretizada na técnica “Wallprint” (www.thewallprinters.com), cuja impressão directa sobre a parede através do método de decalque, tatua as imagens como se dela fizessem parte.

O serviço “The Wallprinters” foi finalista nos Prémios Indústrias Criativas em 2009.

 Vos estis sal terræ (S. Mateus, V)

I

Vós, diz Cristo Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. 0 efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão

corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga,

e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhe dão, a não querem receber.

Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade?

Ainda mal.

Fachadas / Paredes

Sermão Santo António

  • vivóeusébio
  • 19 Mar 2011 - 21 Mar 2011
  • Intervenção urbana

  

Projecto Travessa da Ermida © 2020. Todos os direitos reservados