A Failed Entertainment #4: Aa

A Failed Entertainment é um projecto curatorial de Ana Anacleto para o espaço De Porta a Porta – Travessa da Ermida, desenvolvido em colaboração com a MEEL Press, e que se centra na apresentação de múltiplos de gravura.

O nome do projecto cita o título provisório que David Foster Wallace atribuiu ao seu romance maior, datado de 1996 (e cujo título oficial é The Infinite Jest). Usando o espaço de uma porta (que é também uma montra), na Travessa do Marta Pinto, em Belém, o projecto apresenta à vez, uma única obra de um/a artista convidado/a a produzir especificamente para o contexto proposto.

Socorrendo-se da natural desaceleração e demora implicada nos processos tradicionais de produção da gravura e na complexidade da construção dos projectos assente numa articulação cuidada e intensa entre curadora e artista, o projecto A Failed Entertainment procura posicionar-se como que no reverso da actualidade, nessa dobra do real que permite contrariar a tendência de um mundo dominado pelo digital e por uma perseguição obsessiva do entretenimento.

Interessa-nos, por isso, a assumpção deceptiva do fracasso, a frustração das expectativas, o momento falhado, a desconstrução das narrativas visuais, a negação da percepção imediatista, permitindo a definição de um território de fruição que se posiciona espacial e temporalmente distante do cánon.

O quarto momento do programa apresenta uma obra concebida por Mattia Denisse, desenvolvida e integralmente produzida no atelier da MEEL Press.

Parte integrante de uma série de desenhos que tem vindo a desenvolver durante o ano de 2020 – usando como fundos as páginas de uma velha enciclopédia – , e fazendo pela primeira vez uso da técnica da fotogravura, Mattia apresenta-nos uma imagem policromada, construída através de sucessivas camadas e sob o título Aa.

Aa referencia o nome atribuído a uma tipologia de lava vulcânica, basáltica, caracterizada morfologicamente pela sua aspereza e composição em blocos quebrados, tendo sido tecnicamente adoptado pela Geologia a partir da palavra original havaiana.

Este princípio de transposição da linguagem (do som, da palavra) para a caracterização científica de um determinado fenómeno natural, e simultaneamente a forma como uma imagem pode, tão habilmente, conectar visualmente ideias, pensamentos, conceitos, conectando simultaneamente tempos distintos, é algo que encontramos como recorrente nas propostas do artista.

Num universo idiossincrático, extremamente entrecruzado, poliédrico, alimentado de referências às ciências naturais, à filosofia, à mitologia, à ilustração, à antropologia, à história da arte, à literatura (em todas as suas declinações disciplinares) e a tudo o que sobra para lá destas, Mattia Denisse constrói pequenas estórias onde a fantasia, a imaginação e as percepções pessoais têm um papel determinante. Cada imagem, cada diagrama, cada desenho parece assumir-se como uma possível porta de entrada para esse universo.

Vibrante e fulguroso, como a explosão de lava Aa, o artista constrói um território de mundividência, resgatado à patafísica, comandado, por um lado, pela crença na imaginação enquanto mecanismo possível de relação com o real e, por outro, na arte como o lugar último de todos os possíveis.

Ana Anacleto

De Porta a Porta da Ermida

A Failed Entertainment #4: Aa

  • Mattia Denisse
  • 27 Nov 2020 - 20 Fev 2021
  • Gravura directa sobre foto-polímero, 4 chapas em quadricromia, sobre papel Sommerst soft white 300g 56 x 38,5 cm Edição de 3 + 1 PA
  • Curadoria:Ana Anacleto
  • Localização:De porta a porta da Ermida

  

Projecto Travessa da Ermida © 2020. Todos os direitos reservados